Maria Bethania
MPB BRASIL quarta-feira, novembro 19th, 2014Ela se chama Maria Bethânia porque seu irmão, Caetano Veloso, gostava muito de uma canção do mesmo nome, interpretada por Nelson Gonçalves: …tu és para mim a senhora do engenho e em sonhos te vejo, Maria Bethânia és tudo o que tenho….
Quando criança, queria ser atriz.
Mas, porque Nara Leão ficou gripada, ela teve seu primeiro sucesso, como cantora, nos palcos do antológico show Opinião, substituindo Nara, em 13 de fevereiro de 1965.
De lá para cá, foi apenas sucesso. É a cantora da música brasileira com mais discos vendidos: 26 milhões. Maria Bethânia Viana Teles Veloso nasceu em Santo Amaro da Purificação, na Bahia, no dia 18 de junho de 1946. É a sexta filha do funcionário público dos Correios, José Teles Veloso e de Claudionor Viana, a dona Canô. No começo da carreira participou de shows amadores com Tom Ze, Gal Costa, Caetano e Gil, que estavam todos tentando se profissionalizar. Em 1963, cantou na peça Boca de Ouro, de Nelson Rodrigues. Mas a data oficial de sua estréia é mesmo no Opinião, substituindo Nara, em fevereiro de 1965. Neste mesmo ano gravou seu primeiro disco e estourou com a música Cárcara. Vieram inúmeros discos e sucessos e Bethânia inovou nos palcos, fazendo shows entremeados com poemas e trechos de textos da literatura, uma fórmula que agradou muito ao público e, quase sempre, se transformou em discos gravados ao vivo.
URL curta: http://www.superradioweb.com.br/site/?p=510