CLAUDINHO E BUCHECHA
TUNEL DO TEMPO terça-feira, março 25th, 2014Claudinho e Buchecha, nomes artísticos de Claudio Rodrigues de Mattos e Claucirlei Jovêncio de Sousa, foi uma famosa dupla de funk brasileira. A dupla já foi premiado pela ABPD com dois Disco de Platina Triplo pelos álbuns Claudinho e Buchecha e A Forma, e também com disco de Platina Duplo pelo álbum Só Love, lançado em 1998.
Biografia
De origem humilde, eram amigos de infância do Bairro do Salgueiro em São Gonçalo, e se consideravam irmãos. Participavam de baile funk e venceram um concurso de rap no bairro em que moravam, que em 1993/94 abriu as portas para a dupla. Tiveram uma carreira batalhada mas o sucesso deles foi inevitável. As músicas eram compostas na maioria por Buchecha, mas Claudinho também compunha. Bastava aparecer uma inspiração, que eles se trancavam no quarto e a música surgia. As coreografias eram criadas pelos dois.
Tinham o hábito de rezar antes de entrar no palco e após os shows atendiam carinhosamente o público, dando autógrafos e tirando fotos. Para eles o que não podia faltar em cada show era calor humano. Com o sucesso, saíram de São Gonçalo e vieram morar na Ilha do Governador, de onde não saíram. No ritmo de um disco por ano, a dupla Claudinho e Buchecha, ganhou fama nacional em 1996 com a música “Conquista” (“Sabe / tchu ru ru / estou louco pra te ver / oh yes”) que passou a ser fixa em todos os shows, e em 1997 com “Quero Te Encontrar”. Eles driblaram as armadilhas do sucesso rápido e se firmaram como cantores pop, acumulando sucessos do calibre de “Nosso Sonho”, “Xereta” e “Só Love”. Claudinho conta que no início da carreira eles tinham ritmo mas não tinham afinação.
Aprendemos a ter noção de palco e campo harmônico tocando em banda.
—Claudinho
Recentemente, no dia 29 de março de 2010, Buchecha perdeu seu pai.
A tragédia
O sucesso de Claudinho e Buchecha estava garantido por muito tempo, durante a turnê de lançamento do sexto disco da dupla, Vamos dançar, no dia 12 de julho de 2002, eles partiram para Lorena, no interior de São Paulo. Horas antes de viajar, Claudinho ligou para Buchecha e avisou que iria em seu próprio carro, não com a van da banda, como de costume. Claudinho foi vítima de um acidente de carro, na Rodovia Presidente Dutra, no dia 13 de julho de 2002 e acabou falecendo. Após o acidente, Buchecha continuou em carreia solo, fazendo shows e gravações com outros artistas do meio musical.
URL curta: http://www.superradioweb.com.br/site/?p=1085